Aplicativo CNH Digital Como Instalar / Baixar

São tantos documentos e papéis que temos que lidar diariamente que, muitas vezes acabamos esquecendo de algum deles. E se isto também acontece com você na hora de apresentar sua carteira de habilitação quando solicitado, saiba que agora já está disponível o Aplicativo CNH Digital.

Com o Aplicativo CNH Digital, épossível ter no celular a CNH sem burocracia e de graça. E o melhor de tudo, sem sair de casa!

Continue lendo esse post e descubra como baixar o aplicativo CNH e também fique por dentro de mais informações sobre esse app. Confira!

Aplicativo CNH Digital

O aplicativo CNH Digital ou eletrônico é um app que foi criado pelo SERPRO ( Serviço  Federal de Processamento de Dados) com a função de armazenar no aplicativo todas as informações presentes na CNH física.

Aplicativo CNH Digital Como Instalar Baixar

Aplicativo CNH Digital

Assim, com o aplicativo CNH Digital o condutor não precisa se preocupar em carregar na carteira o documento físico, basta ter no celular o app instalado. Com o app, o condutor terá acesso aos dados da CNH em qualquer lugar e a qualquer momento.

Qual a validade da CNH Digital?

A validade da CNH obtida pelo aplicativo CNH Digital é a mesma da versão impressa.  Porém, a versão impressa da CNH pode ser substituída pela versão digital, desde que a CNH impressa apresente o QR CODE para assim validar no aparelho.

É necessário ir até o Detran para ter a CNH Digital?

Não mais! Inicialmente, quando a CNH Digital foi ofertada no Brasil, era necessário ir até o Detran e enfrentar uma enorme burocracia para conseguir a versão digital do documento. E foi exatamente por essa questão, que a CNH Digital não foi tão buscada pelos condutores no país.

No entanto, os tempos mudarão e a CNH Digital também mudou! Atualmente não é mais necessário comparecer ate uma unidade do Detran para conseguir a CNH Digital.

Foi aprovado em 2018, uma lei que permite que os condutores tenham acesso a CNH Digital sem nenhuma burocracia. Porém, como foi dito, para isso ser possível é preciso que o condutor tenha no verso da CNH impressa o QR CODE.

Como fazer a CNH Digital?

Para fazer a CNH Digital é muito simples. Afinal de contas, todo o processo para adquirir sua carteira de motorista digital é feito pelo celular!

Assim, você não tem a necessidade do certificado digital e nem mesmo de se deslocar até o Detran.

Além do aplicativo CNH Digital é preciso ter também um e-mail cadastrado previamente.  O aplicativo irá fazer uma identificação facial, através da câmera do aparelho, e enviará um e-mail com o código de ativação.

Será necessário também cadastrar e validar o numero de celular e escolher uma senha com 4 dígitos, que será usada toda vez que o app for utilizado.

Como instalar o Aplicativo CNH Digital

Para ter acesso a versão da CNH digital é preciso instalar o aplicativo CNH Digital oficial que o Governo disponibilizou, sob o nome de “Carteira Digital De Trânsito”.  Para baixar o app é muito simples, basta seguir os seguintes passos:

  1. Entrar no Google Play ( Android ) ou Apple Store ( iOS )
  2. Buscar pelo app “CNH Digital”;
  3. Fornecer as informações necessárias;
  4. Escanear o QR CODE (presente no verso da CNH impressa).

Assim, o condutor terá no celular a CNH Digital. Além disso, vale ressaltar que para quem não tiver o QR CODE na CNH impressa (emissão anterior a 2017), existem duas opções.

A primeira opção é o condutor pagar para pedir uma segunda via da CNH impressa, assim ela virá com o código QR CODE. Já a segunda opção é aguardar ate a renovação obrigatória do documento de habilitação.

Com o aplicativo CNH Digital, o número de condutores interessados na versão digital do documento de habilitação aumentou consideravelmente no Brasil.

CRLV Digital

O aplicativo CNH Digital,além de oferecer a CNH na forma eletrônica, oferece também o CRLV (documento do veiculo) digital. Além disso, o CRLV digital também possui a mesma validade da versão impressa.

Atualmente, segundo o Governo em matéria publicada na data 23/01/2019 no site da SERPRO, somente os seguintes estados oferecem aos condutores a versão digital do CRLV.

  • Amapá;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pernambuco;
  • Roraima;
  • Sergipe.

Agora que você já sabe como baixar o Aplicativo CNH Digital, se for do seu interesse, verifique se a sua CNH impressa possui o QR CODE e  baixe agora mesmo a versão digital.  Caso você não possuía o código, basta seguir as orientações dadas no texto.

Lembre-se que a versão digital da CNH e um documento oficial, da mesma forma que a versão impressa da CNH. Assim você pode utilizar a CNH digital em qualquer lugar do país e a qualquer momento sem nenhum problema. Baixe agora mesmo o Aplicativo CNH Digital e aproveite todos os benefícios que o app pode oferecer!!!

Aplicativos de reforma para planejar uma obra – 4 opções gratuitas!
Aplicativo do Bolsa Família → Instalar Ver o Saldo Baixar e Muito Mais!